sexta-feira, 29 de abril de 2022

Todo trabalho é essencial e merece ser valorizado! 1º de maio – Dia do Trabalho

AUTORA
Professora Neuciléia Aparecida Moleta Zampier, 4º ano A

Os alunos do 4º ano A, da Escola Municipal Emma Horst Volpi, em Imbituva, sob coordenação da professora Neuciléia Aparecida Moleta Zampier e auxílio da professora Thaisa Beraldo Tessari, na semana que antecede o Dia do Trabalho, comemorado no dia 1º, os alunos realizaram atividades referentes a essa data comemorativa, com o objetivo de valorizar as diversas profissões, e assim perceber a importância que cada uma tem, pois todas são essenciais.

Segundo relato da professora Neuciléia, a primeira parte das atividades iniciou com a participação dos pais, os quais responderam uma pesquisa enviada para casa com as seguintes questões: Qual é a sua profissão? Você gosta do seu trabalho? Qual profissão gostaria que seu filho ou filha escolhesse?. De acordo com a pesquisa, a professora relatou que 90% dos pais da turma trabalham nas indústrias/fábricas da cidade e dizem estar satisfeitos com seus trabalhos, pois conseguem prover o sustento da família. Quanto a escolha das profissões dos filhos, a maioria das respostas dos pais foi que torcem para que seus filhos tenham uma profissão e um trabalho digno e honesto.

Após a pesquisa, a professora Neuciléia comentou que realizaram atividades de leitura, escrita e interpretação, envolvendo o “trabalho das crianças”, que é o de estudar, enfatizando a importância dos alunos realizarem bem as tarefas escolares tanto na escola, quanto na casa. A professora também destacou que muitos alunos foram bem participativos e relatavam que o trabalho infantil não é permitido, mas que as crianças podem ajudar os pais nas tarefas de casa, como arrumar sua cama, organizar seu quarto, secar uma louça, guardar suas próprias roupas, etc.

Dando continuidade, o próximo momento das atividades foi destinado a uma roda de conversa com os alunos, para que cada um contasse qual a profissão que deseja ter quando ficar adulto, e tivemos várias profissões, como: professora, policial, bombeiro, médico, jogador de futebol, pintor, cantora, dentista, etc. Após a escolha, as crianças registraram sua profissão através de desenhos.

No terceiro momento das atividades, a professora Neuciléia propôs momentos lúdicos envolvendo as diversas profissões, realizando em sala de aula o jogo “Adivinha das Profissões”, e brincando de mímicas, cada um pensava em uma profissão e realizava a mímica diante dos colegas, até alguém adivinhar, e os alunos se divertiram demais.

Para encerrar a semana dedicada as profissões, a professora Neuciléia pediu a participação dos pais, para que eles enviassem fotos no grupo da turma, mostrando a sua profissão ou uma foto do filho vestido com o uniforme do pai ou da mãe, ou seja, uma forma de homenagear todos os trabalhadores e também de valorizar a importância que cada um tem dentro da sociedade.



















Nenhum comentário:

Postar um comentário