quarta-feira, 13 de abril de 2022

O USO DA INTERNET ASSUME SIGNIFICADOS E EFEITOS QUE MERECEM ATENÇÃO FAMILIAR

AUTOR
Professor Elias Geremias dos Santos, 5º anos A e B

As turmas dos 5º anos A e B da Escola Municipal Emma Horst Volpi, sob a coordenação do Professor Elias Geremias Santos, realizaram aulas sobre o tema da Tecnologia, pensando nas vantagens e nas desvantagens do uso da tecnologia, destacando principalmente o uso da tecnologia durante a pandemia. O projeto tem por objetivo a inserção correta da criança no universo tecnológico, para que saibam usar essa ferramenta de forma saudável e segura, utilizando o recurso a favor da sua aprendizagem e do seu lazer.

O professor Elias iniciou suas aulas, abordando de forma geral o tema “Tecnologia”, e teve um feedback muito bom dos alunos, pois foram relatando como foi o acesso que tiveram durante as aulas remotas, contaram quais aparelhos tem contato (celular, tablet, computador), quanto tempo ficavam utilizando a tecnologia. Após o primeiro momento com os alunos, o professor envolveu a família nessa atividade. Os alunos levaram como tarefa de casa, uma pesquisa simples, com questões para os pais responderem, como: Seu filho usa internet diariamente? Tem celular, tablet ou computador? Tem acesso a redes sociais? Quanto tempo seu filho fica na internet? Como a internet pode ajudar seu filho, o no que ela pode atrapalhar?, o professor relatou que a participação dos pais foi de grande valia, pois em seguida confirmou em sala com os relatos dos alunos.

Dando continuidade, o professor Elias ainda relatou que em conjunto com a equipe pedagógica da escola, fizeram o convite para a psicóloga e para a assistente social da Secretaria de Educação, Priscila Stasiak e Rosângela Costa, para que realizassem uma palestra para os alunos sobre “as vantagens e desvantagens do uso da tecnologia”.

O professor relatou que se surpreendeu com a participação das suas turmas, desde a primeira aula sobre o tema “Tecnologia”, demonstraram bastante interesse e conhecimento acerca do assunto, e participaram intensamente durante a palestra com a psicóloga e assistente social. E ainda, conseguiram compreender que a tecnologia veio sim para somar, porém precisam ter certos cuidados, para que ela não prejudique a saúde mental, e também tenham cuidados com os “golpes cibernéticos.

Concluindo, o professor afirmou que todo o trabalhinho desenvolvido com os alunos, foi de suma importância, visto que as crianças de 5º ano, já se vêem na fase de transição da infância para o adolescência, por isso a importância de ressaltar os cuidados que eles precisam ter ao acessar a internet, sendo assim um trabalho da escola e da família juntos.












Nenhum comentário:

Postar um comentário