Professora Neuciléia Aparecida Moleta Zampier, 4º ano A
PARTICIPAÇÃO
Professora Thaisa Beraldo Tessari, 4º ano A
O 4º ano A da Escola Municipal Emma Horst Volpi, de Imbituva, coordenado pelas professoras Neuciléia Aparecida Moleta Zampier e Thaisa Beraldo Tessari, realizaram na semana que antecede a Páscoa, diversas atividades e dinâmicas com o objetivo de enriquecer o tema, e também passar aos alunos o verdadeiro significado da Páscoa.
Segundo relato da professora Neuciléia, as atividades iniciaram com a história do “Coelho que não é da Páscoa”, e a partir desse momento iniciaram o trabalho de leitura e interpretação de texto, ortografia e gramática e também um ditado estourado, que os alunos adoram. Já em Matemática, realizaram atividades lúdicas envolvendo situações-problemas e a tabuada. A professora também relatou que fizeram dinâmicas como caça ao tesouro (com ovos de páscoa) e finalizaram com o jogo “Passa ou Repassa” com questões envolvendo Língua Portuguesa, Matemática e curiosidades da Páscoa.
A professora ressaltou que todas as atividades da semana que antecede a Páscoa, foram organizadas numa sequência didática, trabalhando sempre de forma interdisciplinar, e na aula de Ensino Religioso, as professoras explicaram os significados dos símbolos da Páscoa, ensinando o verdadeiro sentido da Páscoa, após isso os alunos realizaram atividades de recorte e colagem incluindo ainda valores como: Amor, Solidariedade e Paz.
Para finalizar, a professora relatou que a turma apresentou bastante interesse em saber, de fato, o significado de todos os símbolos pascais, e que alguns não sabiam o real sentido da Páscoa, pois muitas vezes o “feriado” de Páscoa, acaba sendo apenas um momento de viajar com a família, ou apenas o dia de ganhar chocolates, apenas um feriado com cunho comercial. Com isso, as professoras da turma do 4º ano A, Neuciléia e Thaisa, notaram que tiveram o objetivo da semana alcançado, pois a turma compreendeu qual é o verdadeiro sentido da Páscoa, aprendendo de forma interdisciplinar, sem envolver qualquer religião.
Nenhum comentário:
Postar um comentário