sexta-feira, 1 de abril de 2022

GUERRA

AUTORA
Professora Eliete de Jesus de Oliveira, quartos anos B e C

Os alunos do 4º ano B e do 4º ano C, da Escola Municipal Emma Horst Volpi, de Imbituva, sob coordenação da Professora Eliete de Jesus de Oliveira e auxílio do professor Hudson Baskoski, desenvolveram um trabalho sobre um tema bastante atual, e que despertou muito interesse por parte dos alunos, a “Guerra” (Rússia x Ucrânia).

Para abordar o tema, a professora Eliete relatou que realizou um trabalho em conjunto com os pais, pois pediu para que seus alunos realizassem uma pesquisa acerca do assunto, para em seguida relatarem em sala de aula. O objetivo desse trabalho era despertar nos alunos a importância do diálogo e do respeito, sejam eles entre pessoas ou países.

Para complementar a aula da professora Eliete, ela contou com a participação do professor Hudson, da disciplina de Geografia, deu uma aula específica sobre as questões geográficas que estão por trás dos motivos da guerra, bem como questões históricas. Dando continuidade, o professor abordou também a busca por um mundo sem guerras, o qual necessita de três palavras-chaves: Diálogo, Respeito e Empatia. A professora também relatou que os alunos foram muito participativos, tanto durante a exposição da pesquisa que trouxeram de casa, quanto na aula do professor, pois foram instigados a questionar sobre os motivos, e a pesquisar sobre um tema importante.

As turminhas também realizaram uma entrevista, via meet, com um amigo da escola, o imbituvense Claudinho Garcia, jogador de futebol, que estava residindo na cidade de Kherson, na Ucrânia, os alunos elaboraram questões para fazer durante a entrevista, como: Qual a sensação de estar vivendo numa guerra? Você está com dificuldades para comprar comida e água? O que você aprendeu para sua vida, vivendo esta situação de guerra? A resposta que impressionou as crianças foi quando Claudinho disse “Nunca deixem de dizer que amam as pessoas que estão com vocês, principalmente a família!”.

A professora Eliete ainda relatou que após a entrevista, os alunos ficaram bem impressionados, pois estavam entrevistando via meet, e no mesmo instante ao redor da onde o entrevistadi estava, lugares da Ucrânia continuavam sofrendo ataques. Ela ainda destacou que os alunos registraram desenhos que expressavam o maior sentimento para o momento, o de paz para o mundo, e que os alunos compreenderam sim, que para um mundo melhor, precisamos dialogar, respeitar e ter empatia.























Nenhum comentário:

Postar um comentário