Thaisa Beraldo Tessari, 4º ano A
A turma do 4º ano A, da Escola Municipal Emma Horst Volpi, sob a coordenação das professoras Neuciléia Aparecida Moleta Zampier e Thaisa Berlado Tessari e apoio do professor Hudson Baskoski, realizaram aulas sobre o tema da atualidade, GUERRA (Rússia x Ucrânia).
As professoras iniciaram a aula, pedindo que os alunos trouxessem uma pesquisa ou algumas informações sobre a guerra, em seguida o professor Hudson aproveitou a pesquisa feita pelos alunos, e deu uma aula específica da disciplina de Geografia com o recurso de mapas, para que os alunos visualizassem o tamanho de cada país, e também tiveram explicações dos motivos que acabaram “explodindo” nesta triste situação, a Guerra.
Após esses momentos em sala de aula, a professora Neuciléia relatou que se surpreendeu com a participação dos alunos em questionarem na aula do professor Hudson, questões como: Essa guerra está acontecendo por causa de dinheiro né? Será que a China vai “se juntar” com a Rússia?.
AUTORA
Neuciléia Aparecida Moleta Zampieri, 4º ano A
Depois dessas aulas, a turma do 4º ano A também participou da entrevista, via meet, com o imbituvense, Claudinho Garcia, o qual estava residindo na cidade de Kherson, na Ucrânia. Os alunos ficaram bastante empolgados em participar da entrevista, principalmente pelo fato do entrevistado estar na Ucrânia durante a conversa, foi bem especial. Os alunos elaboraram algumas questões para a entrevista, como por exemplo: Há quanto tempo você mora na Ucrânia? Como tem sido seus dias na Ucrânia, depois que começou a guerra? Qual o seu maior medo? E qual o seu maior desejo nesse momento? A resposta que emocionou a todos, foi quando Claudinho respondeu “meu maior desejo é ver logo meus filhos, minha mãe!”.
Após a entrevista, a professora Neuciléia ainda relatou que as crianças tiveram uma aprendizagem bem significativa em relação aos valores trabalhados sobre o tema, pois o respeito, o diálogo e a empatia foram as palavras-chaves que os professores trabalharam em sala, e que durante as aulas os próprios alunos começaram a cobrar um do outro, que precisam se respeitar, entender as diferenças dos outros, ouvir mais, dialogar e não discutir, buscando assim diminuir até os pequenos conflitos que acontecem entre as crianças. Foram aulas bem importantes, e que com certeza, o aprendizado será levado para a família, foi muito bom ver a participação dos alunos do começo até o final de cada aula.
Nenhum comentário:
Postar um comentário