Professora Mariléia Aparecida Martins, 4º ano D
Os alunos do 4º ano D, da Escola Municipal Emma Horst Volpi, em Imbituva, sob coordenação da professora Mariléia Aparecida Martins e auxílio do professor Hudson Baskoski, também realizaram atividades sobre a Guerra entre Rússia e Ucrânia.
Segundo relato da professora Mariléia, a turminha demonstrou muito interesse pelo assunto, pois é algo do momento, que a todo instante estão ouvindo ou vendo na televisão e/ou internet. A professora ainda comentou que os alunos trouxeram muitas informações, que a mesma foi surpreendida com a riqueza de detalhes que alguns alunos chegaram contando, sinal que a pesquisa de casa foi feita muito bem.
Como estavam bem interessados pelo assunto, o professor Hudson complementou as atividades realizadas pela professora, e realizou uma aula mais específica na área geográfica, explorando mapas com os alunos, para que os mesmos compreendessem melhor e localizassem aonde ficam os países que estão em guerra, e entenderem os motivos, pelos quais estão nessa triste situação. Após essa aula, a professora Mariléia realizou uma roda de conversa, e neste momento os alunos foram participando e elaborando perguntas para realizarem durante a entrevista com o amigo Claudinho Garcia, imbituvense que estava morando na cidade de Kherson, na Ucrânia, e mais uma vez as crianças foram muito participativas e ficaram muito empolgadas por entrevistarem alguém que ainda estava no país em guerra, como disseram as crianças: “ Nossa, ele está “dentro” da guerra, e vamos falar e ver ele!”.
Algumas perguntinhas elaboradas pelas crianças do 4ºano D foram: Você tem medo de entrar no avião para vir embora e o avião ser atacado pela Rússia? O que você sente quando ouve as explosões? Qual o seu maior medo, hoje? Como é o lugar onde você está abrigado? Quando você vier embora, sentirá saudades da Ucrânia?
Uma das respostas que marcou, foi quando Claudinho disse “Sentirei muitas saudades, sim, pois deixarei muitos amigos na Ucrânia!”, reforçando assim a importância e o valor da amizade na vida, pois lá estava passando por uma situação muito triste, mas estava com seus amigos por perto.
Para encerrar as atividades, a professora relatou que o objetivo de trabalhar o tema “Guerra”, e consequentemente a PAZ, foi alcançado, pois notou que os alunos compreenderam que para termos um mundo de paz, todos precisam saber ouvir e respeitar as opiniões, precisam saber colocar-se no lugar do próximo, pois não são só os ucranianos que estão sofrendo com essa crueldade, o mundo todo está sofrendo, por isso a importância de despertar a empatia nas crianças desde já. Ela, encerra dizendo “Foram momentos bem significativos para a vidinha deles, levarão a mensagem para a família e para a vida toda”!.
Nenhum comentário:
Postar um comentário