sexta-feira, 5 de maio de 2023

Bullying – essa brincadeira não tem graça nenhuma!

AUTORA
Professora Maria Jackeline Galvão de Meira, 4º ano A

A turma do 4º ano A da Escola Municipal Emma Horst Volpi, está desenvolvendo sob a coordenação da professora Maria Jackeline o Projeto Pedagógico “Bullying não é brincadeira”, o qual está sendo desenvolvido semanalmente em sala de aula. Pensando nesse aspecto, a presente proposta tem a finalidade de trabalhar o respeito às diferenças, entendendo o que é uma brincadeira saudável, e o que vai ser considerado violência, seja ela, verbal, física e moral, levando os alunos a refletirem que todos são iguais mesmo com suas diferenças, tendo que respeitar as características de cada um, como: cor do cabelo, altura, jeito de falar, de vestir, classe social, etc.

Por isso é importante ressaltar o diálogo, a troca de ideias entre os alunos para obtermos um ambiente escolar harmonioso, um lugar que exercita a empatia, sabendo se colocar no lugar do outro e assim fazer os alunos perceberem que o Bullying, que infelizmente alguns acabam fazendo (as piadinhas sem graça, apelidos indevidos, ou comentários maldosos a respeito das condições física, sociais ou culturais de alguns colegas podem deixá-los com marcas emocionais.

Para colocar em prática essas ideias e despertar atitudes positivas em relação ao respeito ao próximo foram desenvolvidas várias atividades como: assistir vídeos educativos sobre o bullying e suas consequências, rodas de conversa possibilitando que todos expressem suas opiniões, teve também o abraço da amizade para estreitarem os laços afetivos, trabalhos em grupos melhorando a interação entre todos os colegas e produção de cartazes sobre o projeto.

Com isso, possibilitamos aos alunos uma breve reflexão sobre as atitudes de pessoas que cometem o bullying e das pessoas que recebem essas agressões, trabalhando com essas reflexões a importância da amizade, do respeito, da união, da paz e da solidariedade que uma sala de aula precisa ter.

Também foi conversado e exposto aos alunos que o bullying pode acontecer em qualquer lugar, não apenas na escola, pode vir da família, de lugares que frequentam etc, e que os prejuízos que ele pode causar na pessoa que sofre podem ser bem graves, podem entrar em depressão, distúrbios comportamentais e casos graves podem chegar até a cometer o suicídio. Neste sentido, também foi trabalhado a importância do tratamento psicológico quando a pessoa (criança, adolescente ou adulto) sofre bullying.

Como educadora, sinto que tenho um papel muito importante para o sucesso na prevenção do Bullying, sempre orientando e realizando ações que tornem a convivência mais agradável entre meus alunos.


















Nenhum comentário:

Postar um comentário